Encontrar um cirurgião plástico qualificado e experiente é a peça chave para uma cirurgia de sucesso. A escolha do profissional certo pode fazer toda a diferença para que seja possível alcançar os resultados desejados. Neste artigo, vamos discutir os principais aspectos que devem ser considerados no momento de escolher o cirurgião plástico, desde a pesquisa inicial até a avaliação final.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que todos os pacientes sigam alguns critérios para sua própria segurança. A seguir, apresentamos alguns dos parâmetros que devem ser considerados pelo paciente que almeja mais segurança e confiabilidade no tratamento. Confira!
Onde buscar informações sobre o cirurgião?
É muito comum que as buscas pelo cirurgião comecem online, através de pesquisas no Google e nas redes sociais. Avalie se o médico possui um site onde você possa encontrar todas as informações relevantes em um só lugar. Seja no site ou em algum perfil nas redes sociais, é muito importante encontrar as seguintes informações: nome completo, número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua localidade, e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Com estas informações em mãos, vamos para o próximo passo!
Verifique as credenciais e certificações
A partir do número de registro no CRM, você pode confirmar esta informação diretamente no site do Conselho Regional de Medicina da localidade onde o médico opera, ou no site do Conselho Federal de Medicina. Qualquer pessoa pode fazer essa pesquisa, pois trata-se de um serviço que o conselho disponibiliza gratuitamente para a população.
Outra pesquisa importante para realizar neste momento, é a verificação se o médico está cadastrado como membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esta busca pode ser realizada através do site da SBCP.
Experiência e especialização
A experiência é um fator decisivo na escolha de um cirurgião plástico. Pesquise sobre a experiência geral do profissional, incluindo a trajetória acadêmica, há quantos anos este profissional pratica cirurgia plástica e o número de procedimentos realizados. Além disso, considere a especialização do cirurgião. Algumas cirurgias plásticas exigem habilidades específicas, portanto, certifique-se de que o cirurgião tenha expertise na área em que você está interessado.
Avalie a reputação do cirurgião
Pesquise sobre a reputação do cirurgião plástico. Leia avaliações e depoimentos de pacientes anteriores para ter uma ideia da experiência deles. Este tipo de avaliação costuma estar disponível na página do Google do profissional ou mesmo da clínica onde ele atende. Considere também solicitar referências e conversar diretamente com pacientes que já passaram por procedimentos com o cirurgião. Uma boa reputação é um indicativo de confiabilidade e qualidade do trabalho do profissional.
Agende uma consulta inicial
Após as primeiras verificações sobre o profissional, é hora de ficar cara a cara com o cirurgião escolhido. Marque uma consulta inicial com o cirurgião plástico para conhecer pessoalmente o profissional e discutir suas expectativas e preocupações. Durante a consulta, avalie a comunicação e a empatia do cirurgião.
Um bom cirurgião plástico deve ouvir atentamente suas necessidades, fornecer informações claras e realistas sobre o procedimento e responder a todas as suas perguntas de forma detalhada. Aproveite ao máximo o tempo da consulta para sanar todas as suas dúvidas em relação ao procedimento.
Verifique as instalações e a equipe
Além de avaliar o cirurgião, verifique as instalações da clínica ou hospital onde o procedimento será realizado. Certifique-se de que o local esteja adequadamente equipado e cumpra os padrões de segurança e higiene. Além disso, observe a qualidade da equipe médica e de suporte, pois eles desempenharão um papel importante durante o processo de recuperação.
Confiança é fator determinante na escolha
Por último, é muito importante desconfiar de profissionais que asseguram um resultado ou que prometem replicar um procedimento realizado em uma figura pública. Um cirurgião plástico qualificado e experiente respeita a individualidade do paciente, sendo transparente quanto aos resultados que podem ser alcançados.
Caso tenha ficado em dúvida após a consulta, entre em contato com a equipe de atendimento da clínica onde o cirurgião atende. Não hesite em agendar outra consulta, ou trocar de profissional, se não se sentir confiante. A segurança no profissional que irá realizar a sua cirurgia é fundamental para garantir o sucesso do seu procedimento cirúrgico.
Agora que você sabe como escolher um cirurgião plástico qualificado e experiente, não deixe de colocar todas estas dicas em prática, na hora de avaliar um profissional para a realização do seu procedimento.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Paulo Henrique Laia, clique aqui.